Infância

Infância

A nossa proposta educativa é a aposta num projeto de ensino que tem como principais valores: a qualidade, a inovação e a sustentabilidade. Temos uma equipa pronta em assumir um trabalho de grande empenho tendo como rumo a qualidade, o bem-estar e segurança da criança.

Sendo a CASDSC uma Instituição que pretende primar pela qualidade na educação, tem como objetivo principal influenciar, de forma positiva, o futuro das crianças ao longo do seu percurso escolar.

Para cumprir o principal objetivo, que é o desenvolvimento global da criança, esperamos criar um ambiente propício a desenvolver motivações, que despertem a ação, que dêem à criança gosto e vontade de crescer e aprender, podendo deste modo atingir níveis de comportamento, aprendizagem e até afetos positivos.

Assim, é o nosso objetivo organizarmo-nos para responder às necessidades das crianças, privilegiando os seus interesses, proporcionando-lhes um clima de segurança e afetividade, promovendo o seu desenvolvimento de forma a se tornarem autónomas, criativas e com uma sólida auto imagem. Sendo assim, apontamos como principais preocupações o desenvolvimento global e harmonioso da criança, assim como também, a inclusão de crianças com deficiência, como seres capazes e autónomos.

É pelo bem-estar das crianças que pretendemos proporcionar com as suas vivências e experiências  uma educação sólida num ambiente Educativo agradável e acolhedor, respeitando a especificidade, as capacidades e o desenvolvimento, dos 3 meses aos 12 anos nos vários níveis, a Creche, o Pré-escolar e ATL.

A Infância tem um horário de funcionamento de Segunda a Sexta, das 07h:30 às 19h:30.

Creche

Creche

A Creche é uma resposta social de natureza socioeducativa, vocacionada para o apoio à família e à criança, destinada a acolher crianças até aos 3 anos de idade, durante o período correspondente ao impedimento dos pais ou de quem exerça as responsabilidades parentais. Esta resposta social tem capacidade para 35 crianças. 

Constituem objetivos da CRECHE:

  • Facilitar a conciliação da vida familiar e profissional do agregado familiar;
  • Colaborar com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo educativo;
  • Assegurar um atendimento individual e personalizado em função das necessidades específicas de cada criança;
  • Prevenir e despistar precocemente qualquer inadaptação, deficiência ou situação de risco, assegurando o encaminhamento mais adequado;
  • Proporcionar condições para o desenvolvimento integral da criança, num ambiente de segurança física e afetiva;
  • Incutir hábitos de higiene e de defesa da saúde;
  • Promover a articulação com outros serviços existentes na comunidade.

Berçário

Destina-se a bebés até aos 12 meses. É constituído por uma zona de repouso e uma zona parque, com zona de muda de fraldas. Neste cantinho, além da pronta satisfação das necessidades básicas do bebé, tem como objectivo a estimulação das percepções sensoriais, a exploração do espaço e o desenvolvimento psicomotor favorecendo o desenvolvimento.

Creche

Destina-se a receber crianças com idades compreendidas entre 1 e 3 anos. É composta por duas salas, onde além do conforto e segurança, privilegia-se a aprendizagem do uso da linguagem oral como forma de comunicação, o desenvolvimento psicomotor e perceptivo, o desenvolvimento cognitivo, emotivo e social.

 

Ficha de Candidatura da Creche

Regulamento Interno de Funcionamento da Creche

Ensino Pré-escolar

Ensino Pré-escolar

O Ensino Pré-escolar é uma resposta social, desenvolvida em equipamento, vocacionada para o desenvolvimento das crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e a idade de ingresso no ensino básico proporcionando-lhes atividades educativas e atividades de apoio à família. O Ensino Pré-escolar tem capacidade para 22 crianças. 

Constituem objetivos do Pré-escolar:

  • Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida numa perspetiva de educação para a cidadania;
  • Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência do seu papel como membro da sociedade;
  • Contribuir para a igualdade de oportunidades no acesso à escola e para o sucesso da aprendizagem;
  • Estimular o desenvolvimento global de cada criança, no respeito pelas suas características individuais, incutindo comportamentos que favoreçam aprendizagens significativas e diversificadas;
  • Desenvolver a expressão e a comunicação através da utilização de linguagens múltiplas como meios de relação, de informação, de sensibilização estética e de compreensão do mundo;
  • Despertar a curiosidade e o pensamento crítico;
  • Proporcionar a cada criança condições de bem-estar e de segurança;
  • Prevenir e despistar precocemente qualquer inadaptação, deficiência ou situação de risco, assegurando o encaminhamento mais adequado;
  • Facilitar a conciliação da vida familiar e profissional do agregado familiar;
  • Colaborar com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo educativo;
  • Incutir hábitos de higiene e de defesa da saúde.

O Ensino Pré-escolar está organizado em duas componentes, uma educativa e outra de apoio à família, prestando, em cada uma delas, um conjunto de atividades e serviços;

1. Na Componente Educativa:

  • Atividades pedagógicas, lúdicas e de motricidade, em função da idade e necessidades específicas das crianças e de acordo com o Projeto Educativo e Curricular de sala;
  • Cuidados adequados à satisfação das necessidades da criança;
  • Atendimento individualizado, de acordo com as capacidades e competências das crianças;
  • Disponibilização de informação à família, sobre o funcionamento do Jardim de Infância e desenvolvimento da criança.

2. Na Componente das Atividades de Animação e de Apoio à Família (CAAAF):

  • Cuidados adequados à satisfação das necessidades da criança;
  • Nutrição e alimentação adequada, qualitativa e quantitativamente, à idade da criança, sem prejuízo de dietas especiais em caso de prescrição médica, caso sejam prescritos produtos alimentares específicos ficará ao encargo do/a Encarregado/a de Educação o seu fornecimento;
  • Atendimento individualizado, de acordo com as capacidades e competências das crianças;
  • Alargamento de horário de funcionamento;
  • Atividades de enriquecimento curricular, de animação e de apoio à família, atividades extra-curriculares (ex: piscina, equitação, dança música…);
  • Disponibilização de informação à família, sobre o funcionamento do equipamento e desenvolvimento da criança.

 

Ficha de Candidatura do Ensino Pré-escolar

Regulamento Interno de Funcionamento do Ensino Pré-escolar

Centro de Atividades de Tempos Livres

Centro de Atividades de Tempos Livres

O Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) destina-se a proporcionar atividades de lazer, lúdicas, pedagógicas, desportivas e sócio-culturais às crianças com idades compreendidas entre os seis e os doze anos, nos períodos disponíveis das responsabilidades escolares. O CATL tem capacidade para 40 crianças. 

Centro de Atividades de Tempos Livres tem por objetivos:

  • Permitir a cada criança, através da participação na vida em grupo, a oportunidade da sua inserção na sociedade.
  • Contribuir para que cada grupo encontre os seus objetivos, de acordo com as necessidades, aspirações e situações próprias de cada elemento e do seu grupo social, favorecendo a adesão aos fins livremente escolhidos.
  • Criar um ambiente propício ao desenvolvimento pessoal de cada criança, de forma a ser capaz de situar e expressar num clima de compreensão, respeito e aceitação de cada um.
  • Favorecer a inter-relação família/escola/comunidade/instituição, em ordem a uma valorização, aproveitando a rentabilização de todos os recursos do meio.

CATL com acompanhamento ao estudo

Acompanhamento especializado por  profissional credível e qualificado nos níveis de ensino do 1º ciclo com actividades lúdico e pedagógicas:

  • Jogos e dinâmicas de grupo.
  • Na realização dos trabalhos de casa.
  • Programa informático por nível de ensino  e de acordo com os Programas Curriculares do Ministério da Educação.
  • Introdução ao Inglês.

Ficha de Candidatura do CATL

Regulamento Interno de Funcionamento do CATL

Serviços complementares

Ocupação do Tempo de Férias (O.T.F)

Nas interrupções Curriculares a CASDSC promove um programa adequado para Ocupação do Tempo de Férias (O.T.F). O programa prevê a dinamização de atividades lúdico-pedagógicas, nomeadamente, cinema, praia, ateliers, culinária, entre outras, que  contribuíram  para uma aprendizagem  informal e de descoberta individual de cada  participante, num ambiente agradável e seguro onde as crianças se divertiram nas férias escolares..

Transporte Escolar

Temos uma rede de transporte escolar com o percurso pelo Concelho que permite a deslocação das crianças desde a sua residência até à Instituição com o devido sistemas de retenção homologados para viajar com tranquilidade e em segurança.

 

Ementa

Consulte a ementa desta semana:

Ementa 22 a 28 Abril 2024

Voluntariado

Informação sobre o voluntariado com link para PDF.

IRS Solidário

Quando preencher a sua declaração de IRS lembre-se da CASDSC. Carregue aqui para mais informações!

Contactos

Rua Social, N.º 1
3840-572 Santa Catarina

234 783 936 (chamada para a rede fixa nacional)

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