Comissão de Apoio Social e Desenvolvimento de Santa Catarina

A Comissão de Apoio Social e Desenvolvimento de Santa Catarina (CASDSC) é uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) situada na freguesia de Santa Catarina, concelho de Vagos e distrito de Aveiro. A CASDSC resultou da reativação em 1992 da Comissão de Melhoramentos de Covão do Lobo, com sede em Santa Catarina, fundada a 29 de Julho de 1980 e que estava inativa, tendo sido reativada com os atuais estatutos e objetivos, como resposta possível da comunidade aos profundos problemas sociais e económicos que afetavam a população.

Assume como principal objetivo a promoção da solidariedade social em todos os seus aspetos e vertentes. Atende com veemência a educação das suas crianças, o futuro da nossa sociedade, o bem-estar dos nossos idosos, a reabilitação e inclusão das pessoas com uma condição especial de desenvolvimento e a promoção dum projeto de vida de uma comunidade com graves carências socioeconómicas. Pretende-se também defender e valorizar o património arquitetónico da terra e promover empreendimentos de interesse local. Os esforços possíveis para garantir um apoio básico à população foram conseguidos com muita voluntariedade e dedicação e uma enorme vontade de minimizar os problemas sociais, recorrendo, desde o início, a uma estrutura organizada e consciente dos reais problemas e necessidades da comunidade.

Comissão de Apoio Social e Desenvolvimento de Santa Catarina

Missão, Visão e Valores

A Comissão de Apoio Social e Desenvolvimento de Santa Catarina (CASDSC) tem como missão “a prestação de serviços da Comunidade para a Comunidade procurando responder às suas especificidades e reais necessidades”. A CASDSC tem como visão “uma estrutura organizada e consciente dos reais problemas e necessidades da comunidade, com vista a promover a solidariedade social em todos os seus aspetos económicos, sociais e culturais”. Dando especial valor à solidariedade, ao humanismo, à dignidade e respeito pelo individualismo, ao profissionalismo e ao desenvolvimento sustentável. Tendo como política de qualidade o equilíbrio entre o Utente, o Serviço e os Recursos.

Missão, Visão e Valores

Descrição Histórica da CASDSC

Em 1993 a CASDSC arrancou com a resposta social de Creche, a funcionar numa casa particular, cedida gratuitamente para o efeito. No entanto, rapidamente a instituição viu-se forçada a alargar os seus serviços de apoio à comunidade, uma vez detetada a existência de um grande número de indivíduos em situação de abandono familiar e/ou risco social.

Em 1994 iniciou o funcionamento da resposta social de Atividades de Tempos Livres (ATL).

Em 1996, foi celebrado o acordo de cooperação com a Segurança Social para a resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário.

Também em 1999 iniciou a resposta social de Jardim-de-infância.

Em Novembro de 1999, iniciou a resposta social, o Centro de Atividades Ocupacionais, destinada a pessoas com deficiência mental profunda/grave.

Em Julho de 2000 a instituição celebrou um Acordo com o Centro Regional de Segurança Social a nível da área da comunidade - o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, agora designado de SAAS, o qual abrangeu 5 freguesias. Foi extinto em 2015 com a criação da RLIS.

Em 2001 foi celebrado o acordo de cooperação com a segurança social para o Centro de Dia, resposta social muito relevante na questão do combate à solidão e isolamento social dos mais idosos. Hoje com capacidade para 15 utentes.

Desde dezembro de 2005 que encontra-se a funcionar a resposta social Lar Residencial para pessoas com deficiência, tendo sido ampliado em setembro de 2010, ficando com capacidade e acordo para 24 utentes portadores de deficiência.

Também nesta área iniciou o funcionamento de uma nova resposta social, a Residência Autónoma para utentes com deficiência mais ligeira, com capacidade para 5 utentes, em dezembro de 2010.

Em 2012 foi assinado protocolo com a Segurança Social para o funcionamento do serviço de Cantina Social, inserido no Programa de Emergência Alimentar.

Em 2014 entrou em funcionamento um novo Centro de Atividades Ocupacionais com capacidade e protocolo para mais 30 utentes portadores de deficiência. Concluímos a obra do Centro de Atividades Ocupacionais de Santa Catarina, para mais 30 utentes com deficiência, no dia 21 de Novembro de 2014 e assinamos o protocolo com a Segurança Social a 22 de Dezembro do mesmo ano.

Finalmente em 2016 a capacidade do Lar Residencial aumentou de 24 para 26 utentes portadores de deficiência.

 

O Presidente da CASDSC

Mário Martins Jr

Descrição Histórica da CASDSC

Ementa

Consulte a ementa desta semana:

Voluntariado

Informação sobre o voluntariado com link para PDF.

IRS Solidário

Quando preencher a sua declaração de IRS lembre-se da CASDSC. Carregue aqui para mais informações!

Contactos

Rua Social, N.º 1
3840-572 Santa Catarina

234 783 936

961 447 777

casdscmascara@casdsc.pt