Centro de Apoio ao Desenvolvimento e à Independência
O projecto CASDSC Terapêutica foi galardoado com uma menção honrosa no Prémio BPI Capacitar em 2017, estando em pleno funcionamento desde Fevereiro de 2019. O seu nome foi alterado para Centro de Apoio ao Desenvolvimento e à Independência (CADI), em Outubro de 2020.
Esta é uma valência dirigida a crianças com idade superior a 6 anos, jovens e adultos com deficiência, perturbações do neuro desenvolvimento, perturbações neurológicas e doença mental, ou com qualquer outra condição que comprometa o seu desenvolvimento, funcionalidade ou autonomia.
O CADI tem como objetivos:
- Prestar serviços terapêuticos inovadores e diferenciadores, numa lógica de proximidade ao utente, de forma contínua na sua vida, no seu contexto familiar, educacional e social, promovendo um aumento da sua autonomia e participação social, contribuindo assim para o seu bem-estar e melhoria da sua qualidade de vida
- Prestar serviços terapêuticos nas áreas de Terapia Assistida por Animais; de Psicomotricidade; da Integração Sensorial; da Terapia Aquática; da Psicologia; da Terapia Ocupacional, da Terapia da Fala e de Mediação Familiar.
- Promover as adaptações necessárias nos contextos de vida do com vista à potencialização da sua funcionalidade;
- Intervir com os prestadores de cuidados e intervenientes no processo educativo/terapêutico promovendo uma maior capacitação e envolvimento.
A disponibilização de uma carrinha adaptada para o transporte de utentes e técnicos, facilita não só o acesso às estruturas institucionais e da comunidade onde se desenvolverão as atividades, como promove a facilitação de articulação entre os diversos profissionais envolvidos no processo terapêutico de cada um dos utentes.
Esta nova valência, única na região, pauta-se pela sua visão inovadora de metodologia de intervenção e pela disponibilização de um meio de transporte que irá permitir acesso a todos os serviços disponibilizados.
Encaminhamento:
- Preenchimento da Ficha de Sinalização
- Entrega de documentos
- Consulta de Triagem
- Avaliação formal por especialidade
- Sugestão do Plano de Intervenção
- Início do Acompanhamento
- Avaliação do Acompanhamento
Particularidades:
- Avaliação por equipa Multidisciplinar
- Intervenção em contexto natural
- Carrinha adaptada para transporte dos indivíduos
- Intervenção direta e indireta (tutoria e capacitação dos prestadores de cuidados)
- Acompanhamento ao longo da vida
Serviços Convencionais:
- Psicologia
- Terapia da Fala
- Psicomotricidade (Reabilitação Psicomotora, Snoezelen, Massagem Terapêutica e Sessões de Relaxamento)
- Terapia Ocupacional
- Mediação Familiar
Serviços Inovadores:
- Integração Sensorial
- Terapia Aquática
- Snoezelen: A sala Snoezelen é "uma sala equipada com material para estimulação sensorial. É um local feito de luz, sons, cores, texturas e aromas, onde os objetos são coloridos e disponibilizados para serem tocados e admirados. Os sentidos primários são estimulados dando sensação de prazer” (Amcip 2009)
- Terapia Assistida por Animais:
- Cinoterapia: É uma intervenção com objetivos específicos que integra o cão como elemento do processo de tratamento. O cão tem a função de auxiliar e facilitar na realização de atividades lúdicas e potenciar aprendizagens.
- Equitação com Fins Terapêuticos: Baseia-se na implementação de uma série de atividades terapêuticas que usam o cavalo como meio de intervenção e reabilitação em áreas tão diversas como a saúde e a educação. Os movimentos do cavalo influenciam e promovem o desenvolvimento motor, cognitivo, psicológico e social dos praticantes. As sessões são conduzidas por profissionais de saúde e instrutores de equitação, utilizando-se cavalos treinados para o efeito.
- Asinoterapia: É uma prática terapêutica que consiste na utilização do burro como instrumento terapêutico, tendo como objetivo fundamental a promoção de competências sensoriais, motoras, cognitivas, afetivas e comportamentais de pessoas com necessidades especiais. As sessões são dinamizadas por profissionais de saúde que promovam atividades de cariz lúdico-terapêutico e podem ser de três tipos: Equitação Terapêutica: atividades que se baseiam na ação de montar o animal; Portage: posicionamentos diversos no dorso do burro que promovem o relaxamento, a relação e a ligação emocional; Maneio: atividades de trato e manutenção do animal. O Projeto Asinoterapia foi galardoado com uma menção honrosa no Prémio BPI Capacitar em 2015.
Este Projeto foi apoiado pela entidade BPI Capacitar:
Ficha de Sinalização do CADI
Regulamento Interno do CADI
Cantina Social
A Cantina Social da CASDSC encontra-se inserida no Programa de Emergência Alimentar (PEA), e pretende dar resposta a situações de grave carência social dos agregados familiares que mais necessitam, permitindo o acesso a refeições diárias.
Este projeto possibilita a cobertura de todo o concelho de Vagos, tendo para tal, as seguintes parcerias:
- Centro de Ação Social do Covão do Lobo;
- Centro Social e Bem-estar de Ouca;
- Centro Social da Freguesia de Soza;
- Centro Social e Paroquial de Calvão;
- Associação Betel;
- Associação Boa-Hora;
- Associação de Solidariedade Social e Cultural de Santo André de Vagos;
- Santa Casa da Misericórdia de Vagos.
Atualmente a Cantina Social tem capacidade para 23 refeições diárias, sete dias por semana.
Formação Profissional
A CASDSC desenvolve ações que garantam a melhoria das competências e qualificações dos diferentes atores do mercado de trabalho, nomeadamente:
- Activos pertencentes ao quadro da CASDSC;
- Desempregados pertencentes à Comunidade.
Para tal a CASDSC possui um centro de formação constituída por três salas de formação profissional, tendo uma das quais equipamento informático.
Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – Mobilidade Verde
A CASDSC candidatou-se ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – Mobilidade verde para a aquisição de uma viatura de mercadorias elétrica, destinada ao Serviço de Apoio Domiciliário. Com esta candidatura a CASDSC pretende maximizar a capacidade da resposta social, através da diminuição dos custos diários, quer a nível de deslocação quer a nível da manutenção. A CASDSC ambiciona prestar um serviço mais eficaz e eficiente, tendo como princípio a solidariedade, o humanismo, a dignidade, o respeito pela individualidade e o profissionalismo inerente a um serviço de excelência.
www.recuperarportugal.gov.pt.
# RecuperaçãoemAção